Blog Befit

Quais as principais diferenças entre emagrecer e perder peso?

Quais as principais diferenças entre emagrecer e perder peso?
45 visualizações
0 comentários

Se existe um fato em comum em quase todos nós, são as dietas, treinar e não entender porque os dígitos da balança não mudam.

Esses quilinhos que incomodam tanto a gente que somos capazes de fazer dietas mirabolantes, vários exercícios e ainda pior, muitas vezes colocamos nossa saúde em risco.

A realidade é que emagrecer e perder peso, apesar de serem confundidos como sendo a mesma coisa, não são e possuem algumas diferenças, estas que não são somente no significado deles, mas sim no impacto que causam no corpo.

 

Emagrecer x Perder Peso: Entenda as diferenças.

Se existe algo no mundo que ninguém pode fugir é a da expectativa da balança, ver os dígitos diminuindo com certeza é uma das maiores satisfações que um homem ou uma mulher podem sentir, não é mesmo?

Confira a seguir as diferenças.

 

O que é perder peso?

Se é segunda –feira, então é dia de dieta, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, sempre que começamos uma nova dieta, ficamos ansiosos para ver o resultado na balança e, essa diminuição não indica necessariamente que você emagreceu, sabia?

A perda de peso é a diminuição total de quilos do corpo, sendo que o nosso organismo é composto por ossos, órgãos, músculos, gordura, água e pele.

Portanto, a redução de peso, pode indicar que o corpo perdeu tanto gordura, como líquidos ou massa muscular.


O que é emagrecer?

Emagrecer significa diminuir a porcentagem de gordura corporal e este processo pode acontecer mesmo que os dígitos da balança não tenham mudado.

Isso acontece porque o quilo de gordura ocupa mais espaço que o quilo de músculo, por isso, é comum que se perceba mais a redução de medidas do que a de peso.


É possível conseguir perder peso e emagrecer em simultâneo?

Sim, é possível.

Existem pessoas que sofrem de obesidade, sobrepeso e que com reeducação alimentar somada a prática de exercícios físicos emagrecem e perdem peso.

Falando em exercício físico, muitas pessoas pensam que só os exercícios aeróbicos ajudam no processo de emagrecimento, mas não é verdade.

Os exercícios aeróbicos aumentam a oxigenação do sangue que faz com que o organismo queime mais calorias, porém, exercícios de fortalecimento e aumento de massa muscular são os principais responsáveis por transformar a gordura do corpo em densidade muscular.


Como posso saber se preciso perder peso ou emagrecer?

Para descobrir se precisa perder aqueles quilinhos, é preciso fazer uma avaliação da composição corporal, é ela quem quantifica a porcentagem do peso corporal que temos, ela é composta por gorduras, musculatura e outros tecidos.

Essa avaliação pode ser feita por um educador físico ou nutricionista, sendo um dos métodos mais eficazes de se saber se precisa de emagrecimento ou aumento de massa magra.

Por isso, se você pretende passar pelo processo de emagrecimento, você precisa combinar uma alimentação mais saudável, rica em fibras e proteínas, com a prática de exercícios físicos para conseguir o resultado desejado.

Ressaltamos ser preciso ter o acompanhamento de um profissional para entender os seus objetivos no processo de emagrecimento e nos treinos para você compreender as limitações do seu corpo de modo a evitar possíveis lesões e desconfortos.

Aqui na BeFIT contamos com professores com vasta experiência em diversas modalidades e que acompanham todo o desenvolvimento do aluno.

Saiba mais em A BeFIT.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Vamos Começar?

Contato





    Siga nossas redes sociais e conheça mais sobre nosso dia a dia!

    Redes Sociais Befit

    Rua Cancioneiro Popular 402. Ao lado da UNIP da Paz, Consulado Americano e 10 minutos a pé do Morumbi Shopping. São Paulo - SP
    CEP 04710000