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Qual a importância do alongamento? Conheça os benefícios

Qual a importância do alongamento? Conheça os benefícios
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Eu aposto que você já ouviu falar que para ter uma boa qualidade de vida é preciso se alimentar de forma saudável, ter uma boa noite de sono e praticar atividades físicas regularmente, não é mesmo?

Seja na academia ou em atividades ao ar livre, muitas pessoas acabam esquecendo de uma etapa muito importante antes dos exercícios que é o alongamento.

Muitas vezes iniciam um treino pesado sem a preparação adequada para o corpo, pois não entendem a importância de um bom alongamento e aquecimento do corpo para começar a treinar.

Praticar exercícios de alongamento são fundamentais para que sua rotina de treinos seja mais confortável e sem dores, afinal praticar de se alongar aumenta a flexibilidade dos músculos, melhora a amplitude dos movimentos, preparando eles para as séries de exercícios do seu treino.

Mas quais são os tipos de alongamentos que existem? Quais os benefícios do alongamento para o corpo?

Continue a leitura que vamos explicar tudo para você.

Confira os diferentes alongamentos
Existe uma variação de alongamentos, e cada um deles é executado de uma forma singular para trabalhar a musculatura.

Alongamento estático

O alongamento estático é o alongamento realizado com mais frequência, em que um membro do corpo fica estendido, e as outras partes do corpo ficam estáticas. A recomendação é que fique entre trinta segundos e um minuto na posição para se alcançar os resultados.

Um exemplo desse tipo de alongamento é o que fazemos para as pernas. Ficando em pé ao lado de uma parede com a postura reta dobrando o joelho direito para trás com a ajuda da mãe, como se quiséssemos encostá-lo nos glúteos. E depois trocar para a perna esquerda e repetir o processo. Inclua na sua rotina agora mesmo, você vai sentir a diferença.

Alongamento dinâmico

á no alongamento dinâmico, é realizado movimentos de vai e vem que ajudam a trabalhar diferentes partes do mesmo tempo, esses estímulos deixam os músculos mais relaxados e menos tensos.

Um exemplo desse exercício é o pêndulo onde ficamos em pé com as pernas afastadas na linha dos quadris nos apoiamos na parede e tiramos um dos pés do chão e movimentamos a perna estendida para frente e para trás, sem colocar força ou encostar o pé no chão, normalmente o recomendado é 10 repetições para cada perna.

Alongamento passivo

Nesse alongamento é preciso ter o auxílio de um equipamento ou pessoa para realizar os movimentos, pois são eles quem vão controlar a força aplicada. No alongamento passivo deve-se respeitar os limites da pessoa que está se alongando e ele pode ser feito também com faixas elásticas, bolas.

Um exemplo é o alongamento de peito com bola, onde nos sentamos na bola de exercícios e, gradual e lentamente, levamos os nossos pés para fora até que estejamos deitados na bola com as costas totalmente apoiadas. Relaxando os quadris e a cabeça na bola e com braços caídos gentilmente para fora, em direção ao chão.

Agora que você conhece os diferentes tipos de alongamentos, vamos conhecer os 10 benefícios de sua prática.

10 benefícios do alongamento para a sua rotina de exercícios físicos

  1. Aumento da flexibilidade e amplitude;
  2. Melhora a postura;
  3. Melhora a coordenação motora;
  4. Previne lesões musculares como LER e tendinites;
  5. Ajuda no relaxamento mental e na diminuição do estresse;
  6. Auxilia no alívio da tensão muscular;
  7. Ativa a circulação sanguínea;
  8. Contribui para a cicatrização óssea;
  9. Auxilia na redução de dores na coluna;
  10. Prepara a musculatura para as atividades físicas.

Vale ressaltar que os alongamentos podem ser realizados por qualquer pessoa independente da sua faixa etária e condicionamento físico.

No entanto, dependendo da intensidade e complexidade dos exercícios são variáveis para cada situação, por isso, busque sempre um profissional para te orientar em seus treinos.

Gostou desse artigo? Então aproveite e confira 4 dicas para manter o foco nos treinos em 2022.

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