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Suplementação: qual sua importância e quando usar?

Suplementação qual sua importância e quando usar
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Os suplementos alimentares são produzidos principalmente para complementar a dieta e podem ser constituídos por todas as vitaminas e minerais, portanto, conhecidos como multivitamínicos. 

Alguns suplementos alimentares fáceis de encontrar prometem aumentar a massa muscular, fornecer energia extra e eliminar ainda mais gordura. Por isso, é muito comum as pessoas usarem esses produtos na crença de que aumentarão imediatamente seu desempenho nos treinos e alcançarão maiores resultados.

De acordo com especialistas, isso é um erro, pois o suporte leva a resultados de longo prazo, não imediatos. Por isso, neste artigo vamos analisar cada tipo e como eles devem ser usados. Aproveite a leitura!

 

Como usar suplementos alimentares

É importante tomar apenas o suplemento prescrito pelo médico ou nutricionista, respeitando o tipo e a dosagem recomendada pelo especialista, pois o excesso de vitaminas ou outras substâncias pode prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até câncer.

Se o suplemento for prescrito por um profissional de saúde certificado, for seguro para o uso pretendido e garantir sua eficácia, é importante seguir as recomendações médicas quanto à dosagem e duração.

 

Quais são os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares ajudam a complementar uma alimentação saudável ​​e não como substitutos. Existem suplementos que contêm todos os nutrientes diários necessários e existem os suplementos que contêm a maior quantidade de proteínas, hidratos de carbono ou outros nutrientes.

Os tipos de suplementos alimentares disponíveis são:

  • Suplemento hipercalórico: engordar;
  • Suplemento proteico: para ganhar massa muscular;
  • Suplemento termogênico: perda de peso;
  • Suplemento antioxidante: anti-envelhecimento;
  • Suplemento hormonal: ajuste o sistema hormonal.

 

Suplementos para ganhar massa muscular

Se o objetivo é ganhar mais músculo, o ideal mesmo é se esforçar. Embora muitos suplementos falem em ganho de peso, a única coisa que realmente constrói músculos é o treinamento, aliado a uma alimentação balanceada antes e depois do exercício. 

Tomar suplementos de proteína pode ajudar. Mas somente quando há falta de nutrientes no organismo ou quando uma pessoa não consegue ajustar sua dieta, devido ao dia a dia, por exemplo. Vale lembrar que somente um nutricionista pode fazer esse diagnóstico.

Existem pessoas que não conseguem ingerir a quantidade necessária de proteína diariamente, seja por restrições alimentares ou por falta de tempo, por isso suplementos como Whey Protein podem ter efeitos positivos.

 

Suplementos para perda de peso

Alguns suplementos podem ajudar a acelerar o metabolismo do corpo, aumentando  o processo de perda de peso. Alguns nutrientes encontrados em  certos suplementos, ajudam a acelerar o organismo, devido ao alto teor de pó de guaraná ou cafeína, mas é bom lembrar que isso precisa de equilíbrio. O uso excessivo pode levar a doenças graves.

Mas, o tempo que cada pessoa leva para perder peso, mesmo com a adição de suplementos, depende apenas da dieta e da rotina de exercícios. No entanto, poucos desses suplementos foram testados para determinar se são realmente eficazes, portanto, os usuários não devem esperar bons resultados. 

O melhor, é claro, é focar nos esforços para treinar e re-ensinar a alimentação para atingir seus objetivos.

 

Comida de verdade é o ideal

Como dissemos, o principal benefício da adição de um nutriente é obter as quantidades diárias necessárias ao organismo de forma prática. Assim, quando há déficit, a recuperação dos níveis normais é rápida. 

Os suplementos alimentares, quando associados à saúde ativa, oferecem diversos benefícios, pois promovem uma absorção mais rápida dos nutrientes, estabelecem uma dieta equilibrada, além de serem mais fáceis de preparar, transportar e comer. 

No entanto, se isso acontecer de forma indiscriminada, a ingestão diária de nutrientes ultrapassa os níveis necessários para o funcionamento do organismo, resultando em danos a outros órgãos, como fígado e rins. 

Então, realmente não existem milagres e uma alimentação equilibrada sempre será o caminho. 

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