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5 razões para começar a se exercitar agora

5 razões para começar a se exercitar agora
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Você provavelmente já sabe que a atividade física traz muitos benefícios para a saúde. Mas eles vão muito além do controle de peso. Um estilo de vida sedentário leva a dores nas articulações, acúmulo de gordura abdominal e arterial, ganho excessivo de peso, colesterol e triglicerídeos elevados, doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou derrame, aumento do risco de diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Você sabe qual é o número de brasileiros sedentários hoje em dia? Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 62% dos entrevistados não praticam exercícios e o sedentarismo mata mais de 300 mil brasileiros todos os anos.

Isso é bastante preocupante, pois o sedentarismo é uma porta de entrada para uma vida com menor qualidade e ocorrência de diversas doenças, como dissemos acima.

Então, que tal começar a se movimentar agora mesmo? Leia o post e descubra porque vale a pena apostar em mais movimento na sua vida.

Por que começar a se exercitar

Exercícios regulares de caminhada, intercalados com atividades como ioga, natação ou dança, podem trazer muitos benefícios à saúde. São democráticos, reunindo gordinhos e magros, altos e baixos, jovens e velhos. Qualquer um pode dar o primeiro passo agora e colher os benefícios rapidamente. Além disso, você consegue:

1- Aumentar o metabolismo;

Se você também tem interesse em perder peso, praticar exercícios físicos seria uma das opções essenciais em sua rotina. Isso ocorre porque fazer atividade física ajuda a acelerar o seu metabolismo. Graças a isso, você pode queimar calorias mesmo em repouso.

Vale ressaltar que os benefícios do exercício estão associados a uma alimentação balanceada, com o consumo de frutas, verduras, legumes e muita água ao longo do dia!

2- Reduzir insônia e ansiedade;

Você tem problemas para dormir? Você sofre de ansiedade?

Praticar atividade física faz com que seu corpo libere endorfinas, um neuro-hormônio responsável por te dar uma sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade e o estresse.

3- Melhorar a imunidade e prevenir doenças;

Praticar exercícios é uma boa forma de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, contribui para a redução dos fatores de risco do sedentarismo, como o excesso de gordura e o colesterol ruim.

O exercício regular melhora gradualmente o seu sistema cardiorrespiratório. Com tempo de prática e disciplina, os resultados começarão a aparecer gradativamente.

4- Estimular a flexibilidade e garantir mais condicionamento físico;

Quando o treinamento é feito corretamente, ocorrem ganhos de condicionamento físico. Este é um passo importante que não deve ser apressado. Por isso é importante seguir em frente e respeitar seus limites.

Outro benefício de fazer exercícios físicos é ganhar flexibilidade. O treinamento de flexibilidade e alongamento é essencial – desde que o corpo esteja pré-aquecido para realizar tais atividades. Isso também aumenta a força muscular, o que é muito importante para prevenir possíveis lesões.

5- Ação antidepressiva;

Os exercícios físicos são uma forma de melhorar o seu humor. Eles desempenham um papel importante na sua saúde mental. Quando nos exercitamos, produzimos mais endorfinas, serotonina, dopamina e outros hormônios que garantem mais ânimo e bem-estar para o seu dia a dia.

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