Blog Befit

Dia do Profissional de Educação Física: A orientação faz diferença!

Dia do Profissional de Educacao Fisica A orientacao faz diferenca
683 visualizações
0 comentários

No dia 1º de setembro é comemorado em todo o país o Dia do Profissional de Educação Física. Este dia, que visa valorizar este profissional, foi escolhido por coincidir com o dia em que entrou em vigor a lei 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação do trabalho e a criação dos Conselhos Federal e Regional de Educação Física.

A principal tarefa de um especialista em Educação Física é promover a saúde pública por meio da atividade física. Para atuar na área de Educação Física, é preciso ter ensino superior completo e estar oficialmente registrado no conselho.

Siga o artigo e conheça um pouco mais sobre a profissão. Aproveite!

Como ser um profissional dessa área?

O curso de Educação Física pode ser obtido de duas formas: licenciatura ou bacharelado. Os licenciados só podem atuar na Educação Básica, enquanto os bacharéis podem atuar em todas as áreas, exceto na docência.

Muitas pessoas têm o equívoco de que, quando estudam Educação Física, as aulas vão se concentrar principalmente na prática de esportes, danças ou exercícios físicos. No entanto, é importante destacar que o aluno desta área terá uma boa base em Biologia, com aulas voltadas para anatomia e fisiologia do corpo. Além disso, na escolha de uma licenciatura, são realizados diversos cursos na área da educação, como psicologia e prática pedagógica.

Os campos de atuação são diversos: desde professores a ministrar aulas de Educação Física, nas escolas de ensino fundamental e médio; para empresas de diversos setores que contratam profissionais para projetar e implementar programas de exercícios para seus funcionários.

O que faz um profissional de educação física?

A Educação Física é uma área ampla e não se limita a academias e escolas. Um profissional formado nesta área pode trabalhar com ginástica, esportes e até recreação.

Para aqueles que nunca fizeram nenhuma atividade física ou que precisam de instrução pessoal, um especialista em exercícios pode ajudar a personalizar os treinos de seus alunos, alguns mais abrangentes e outros mais personalizados.

Esses planos de treino podem incluir:

Musculação

Uma série de exercícios realizados com diferentes tipos de pesos, adequados para pessoas de diferentes idades e diferentes objetivos.

Caminhada ou Corrida

Exercícios aeróbicos que podem ser feitos tanto em esteiras quanto nas ruas ou parques, visando principalmente a melhora do condicionamento físico e manutenção da saúde.

Alongamentos

Esse tipo de atividade contribui para que o aluno consiga ter mais flexibilidade no corpo, o que lhe permite realizar sua rotina diária de forma mais rápida e menos cansativa.

As pessoas que se dedicam à promoção da saúde e do bem-estar merecem respeito e reconhecimento por seu importante papel na sociedade.

Por causa de sua dedicação e determinação, vemos mais pessoas se interessando e buscando atividades físicas, melhor qualidade de vida e formas de se manter cada vez mais ativo.

Curtiu o nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Não segue a BeFit ainda? Então, corre para ficar por dentro de tudo! Instagram: @academiabefit, Facebook: @academiabefit2010.

Quer conhecer mais sobre a BeFit? Acesse nosso site aqui.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Vamos Começar?

Contato





    Siga nossas redes sociais e conheça mais sobre nosso dia a dia!

    Redes Sociais Befit

    Rua Cancioneiro Popular 402. Ao lado da UNIP da Paz, Consulado Americano e 10 minutos a pé do Morumbi Shopping. São Paulo - SP
    CEP 04710000

    × Como posso te ajudar?