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Qual é o papel da atividade física na luta contra o câncer de mama?

Qual é o papel da atividade física na luta contra o câncer de mama
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Tornar o exercício parte de sua rotina diária, começando com aqueles que lhe trazem prazer, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar, ajudará a proteger contra o câncer como um todo, inclusive o de mama.

Os hábitos e estilos de vida atuais combinados com o aumento da exposição a fatores ambientais tóxicos como poluentes, agentes infecciosos, pesticidas e radiação estão associados ao aumento dos casos de câncer em todo o mundo. Por isso, é muito importante conscientizar sobre a prevenção do câncer, que é responsável por uma em cada oito mortes no mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é responsável por 29,7% de todos os diagnósticos de câncer em mulheres no país. No entanto, a doença tem grandes chances de cura se for diagnosticada e tratada precocemente.

Estima-se que 30 a 50% de todos os casos de câncer podem ser prevenidos com a adoção de um estilo de vida saudável, e a atividade física regular é parte essencial não só na prevenção, mas também durante e após o tratamento do câncer.

Continue a leitura e saiba mais sobre como as atividades vão te ajudar a combater esse problema. Aproveite!

 

A atividade física contra o câncer de mama

Antes de tudo, precisamos entender que nosso corpo é formado por diferentes tecidos biológicos e cada um deles é formado por células e dentro de cada uma existe um material genético que carrega informações e regras de seu funcionamento, uma espécie de manual de direitos e deveres da célula.

Todos os dias, erros são encontrados no material genético e imediatamente corrigidos. Quando esta correção falha, surgem tumores. Quando os tumores se comportam de forma agressiva, podem se espalhar para outras áreas do corpo, e é aí que temos o câncer.

A atividade física apoia o equilíbrio dos níveis hormonais, reduz o tempo de trânsito pelo trato gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal correto. Isso ajuda a prevenir câncer de cólon, endométrio (corpo uterino) e mama.

Existem diretrizes que recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada por dia, mas já existem evidências de que, mesmo em períodos mais curtos, a atividade física tem prevenção do câncer e benefícios para a saúde.

Portanto, comece a praticar os tipos de atividade física que você gosta. A duração e a intensidade tornam-se elementos adicionais, não os principais.

Caminhar ou pedalar para o trabalho, subir as escadas ao invés de usar o elevador, reservar um tempo com a família e/ou amigos para atividades ao ar livre e/ou em espaços públicos são algumas formas de iniciar e/ou aumentar a atividade física no dia a dia. Essas formas sistematizadas ou que exigem serviços contratados como academias podem ser opções, mas não são as únicas.

 

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